TOP 3 | ESTUDOS

16:07


(foto retirada do google)

[INTRO]: Ano passado eu prestei pela primeira e talvez única vez da minha vida o então vestibular. Foi um ano complicado e corrido - isso se falarmos só da parte dos estudos, excluindo todo o resto. E agora que tudo isso já aconteceu e eu consegui passar, pensei que pudesse passar para frente três coisas que aprendi no meu ano de vestibular - tanto com professores como com a própria vida. 

1.  faça sua própria rotina. 


(foto retirada do google)

Existem milhares de dicas pela internet ensinando como se estudar para uma prova tão importante como o vestibular. No começo, eu procurei por algumas e depois de meses me batendo, percebi que estava fazendo tudo errado. Para mim, era importante lembrar que era eu quem faria a prova, e não aquelas pessoas da internet. Eu. Você. Então, estudei do jeito que eu sabia, do jeito que cresci estudando, do jeito que eu sabia que conseguiria. Estude, mas estude para você, da forma que você acha melhor - mesmo que isso inclua muitos intervalos entre os estudos para clarear a mente. 

2.  nem todo mundo é uma hermione granger na vida.


(foto retirada do google)

Eu cruzei ano passado com pessoas estupidamente inteligentes. Talvez inteligentes por natureza, talvez por se matarem de estudar, mas em todos os casos, pessoas brilhantes. E me deixa feliz saber que muitas delas estão ingressando na faculdade esse ano. Mas sabe, eu cruzei também com {muitas} pessoas que - assim como eu - muitas vezes sofriam um pouco mais para entender certos conteúdos. E sim, eu fico muito m feliz de saber que muitas dessas pessoas também estão na faculdade esse ano. -
Eu não conseguia fazer muitos dos exercícios das minhas apostilas, confesso até que desistia logo depois do primeiro por estar muito difícil. Mas estressar por um exercício ou outro não leva ninguém para frente. Surgiu uma dúvida? Converse com um amigo, com um professor, pesquise um pouco mais sobre o assunto! Ainda assim não entendeu? Bom, nem todos nós nascemos para decorar fórmulas, ou datas, ou reações, ou capitais.  

3. distrações as vezes podem ser bem vindas.




(foto retirada do google)

Conselho de amigo? Você não vai ter branco na prova porque deixou de estudar um fim de semana para se distrair ou porque parou de estudar por dez minutos para fazer um lanche (talvez o branco apareça, mas é mais provável que seja por causa do nervosismo). SIM. Você pode ter uma vida fora dos estudos, fora dos livros, fora do seu cantinho! Sair com os amigos, com a família, com o/a namorado/a, passear com o cachorro, fazer compras, passar um tempo vendo filmes/séries/vídeos no youtube, tirar os olhos dos livros e focar nas comidas, viajar... tudo isso pode sim! Muitas vezes, essas pequenas distrações podem fazer uma mudança muito grande - até mesmo nos estudos. Você não vai conseguir aprender/decorar nada se estiver cansado e estressado. Sair de casa, ou fazer algo que gosta, pode te relaxar e então, quando voltar para os estudos talvez fique mais fácil se concentrar! 

Espero que minhas loucuras ajudem alguns de alguma forma.

E por favor, não desista de você mesmo. Porque eu quase desisti e agora sei que se eu tivesse desistido, não estaria feliz como estou hoje. 

You Might Also Like

1 comentários

  1. Concordo com o último ponto. No ano passado também estava prestando vestibular, assim como todos os meus amigos do curso de Japonês.
    A mais chegada minha estava se matando de estudar. Todos os dias, todos os minutos, sem parar, sem diversão nenhuma. Em nossa cidade, a cada quatro meses temos um evento voltado a cultura Geek e nós sempre nos encontramos por lá. Perguntei se ela iria e acabei recebendo um não como resposta, pois ela precisava estudar e não poderia dar uma pausa de um dia sequer para descansar. Sabe, acredito que tudo bem estudar diariamente e ter os seus horários, mas a diversão e distração também é necessária para não exaustar a cabeça.

    Enfim, parabéns pelo post!
    Elfo Livre

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images